Tuesday, February 27, 2007

Castelo Montemor-o-Velho








Definição
Conjunto de fundação antiquíssima, com vestígios romanos detectados no seu perímetro, trata-se da maior fortaleza medieval existente na linha do Mondego.No século IX, o castelo de Montemor-o-Velho já encontrava-se na posse do reino das Astúrias. No século X, momentaneamente em poder dos mouros, sofreu obras construtivas a mando de Ben-Alfagi. Durante os séculos seguintes foi sucessivamente perdido e reconquistado ao sabor do destino militar de Coimbra, e somente com a conquista definitiva desta cidade em 1064, por D. Fernando, o Magno, o castelo montemorense sofre diversas modificações, que se referem um século depois, quando D. Afonso Henriques estabelece a sua capital em Coimbra. Desse período inicial pouco ou nada hoje nos chegou (talvez os silhares inferiores da Torre de Menagem pertençam ainda à Alta Idade Média).
A sua actual configuração deve-se a uma reforma integral levada a cabo no século XIV (1331). Nessa altura construiu-se um Paço para as infantas, edifício sucessivamente transformado até á época manuelina, data da última reforma conhecida. Dessa campanha de D. Afonso IV data igualmente a Torre de Menagem, rematada por ameias pentagonais, com andar superior rodeado por matacães e mísulas alongadas.
No interior, conserva-se a Igreja de Santa Maria da Alcáçova, templo gótico do século XIV, de três naves e cabeceira tripartida, com uma importante campanha de reconstrução manuelina conduzida pelo arquitecto conimbricense Marcos Pires. Realce para as imagens góticas da Virgem do Ó e Anjo da Anunciação, obras-primas do século XIV, em calcáreo brando, da autoria de Mestre Pêro, bem como para a série de azulejos hispano-árabes de cerca de 1500. O castelo de Montemor-o-Velho assume-se, pela sua privilegiada implantação, como verdadeira marca na paisagem do vale. As obras de restauro que se têm vindo a prolongar ao longo da última década privilegiaram, numa primeira fase, a consolidação estrutural das muralhas, o ajardinamento dos interiores e a iluminação geral. Numa segunda fase, o interior do recinto foi objecto de instalação de uma obra de raiz para acolhimento do público.
Horário: Verão 10.00h – 20.00h Inverno10.00h – 17.00h
Ingresso: Gratuito
Telefones: +351 239 680 380+351 239 687 316
Fax: +351 239 687 318
E-mail
URL
Serviço Educativo: Não tem
Visitas Guiadas: Marcações: Câmara Municipal de Montemor-o-VelhoDivisão de Cultura e Turismo Tel. +351 239 687 316
Loja:
Cafetaria: Casa de chá
Acessos: Pela EN 111 até Montemor-o-Velho

No comments: